A rapper baiana Duquesa e o projeto Maria Esmeralda, formado por Cravinhos, Thalin, VCR Slim, iloveyouangelo e Pirlo são as primeiras atrações confirmadas na 29ª edição do Rec-Beat, que acontece entre os dias 1º e 4 de março, no Cais da Alfândega durante o Carnaval do Recife.
Duquesa tem injetado frescor no cenário hip hop brasileiro e foi indicada a "melhor nova artista internacional" no BET Awards 2024, mais importante prêmio mundial voltado para o hip hop e R&B. Já o projeto Maria Esmeralda, do selo Sujoground, une o clássico ao contemporâneo a partir de um resgate da música popular brasileira de diferentes épocas e vertentes.
A chegada de Duquesa ao Recife vem com o recém-lançado Taurus Vol. 2, novo trabalho da artista que apresenta a versatilidade da rapper, que trafega entre diferentes estilos e flows. Suas rimas são embaladas por elementos de trap, rap, disco e R&B e trazem diferentes temáticas, mas sempre evidenciando sua perspectiva de mulher negra e baiana.
"Estou feliz em cantar no Rec-Beat. É um festival que sempre acompanhei e admiro. Ele abre espaços para sonoridades e artistas diferentes, é plural. Minha expectativa é enorme, vou trazer minha turnê Taurus para o palco no centro histórico. Aguardem muita coisa boa", disse a artista baiana.
Duquesa surgiu no cenário hip hop em 2015, em Feira de Santana (BA) e cerca de cinco anos depois foi contratada pela produtora Boogie Naipe, conhecida por gerenciar carreiras de nomes icônicos como Mano Brown e Racionais MC's. Com singles como "Ú.N.I.C.A" e "99 Problemas", a rapper foi criando uma conexão com seus fãs, entre elas mulheres que ajudaram a viralizar faixas de forte autoafirmação como "Gostosas Inteligentes". Foi com o projeto Taurus, iniciado em 2023, que a rapper explodiu como uma das revelações musicais, com uma personalidade marcante em rimas e performance.
Maria Esmeralda
Maria Esmeralda é um projeto conceitual que conta a história da personagem fictícia Maria Esmeralda, em uma narrativa cronológica que mescla a estética do cinema marginal com o melodrama das novelas, propondo uma união entre o nostálgico e o novo, utilizando elementos suaves nas produções musicais.
Os cinco produtores do projeto Maria Esmeralda - Cravinhos, Thalin, VCR Slim, iloveyoulangelo e Pirlo - vêm de lugares diferentes da música, cada um começou de um jeito e cada um tem suas preferências. Cravinhos, por exemplo, vem muito mais da MPB e do rock do que do rap, enquanto VCR Slim é o contrário. Como a história se passa anos atrás, é natural que buscassem sonoridades antigas, e como os cinco são jovens em pleno século 21, tornou-se inevitável a nova roupagem eletrônica e moderna.
Em seu conceito, Maria Esmeralda representa a dualidade da vida, uma visão melancólica e ao mesmo tempo esperançosa, que também se entrelaça com memórias e nostalgias, culminando num retrato desta personagem que enfrenta tudo isso sozinha.
Lançado no ano passado, o disco traz um olhar abrangente que vai do rap ao trap, passando pelo boombap, jazz, drumless, sempre em um flow tenro, cadenciado e lento, com imagens fragmentadas que remetem a uma outra época, com letras em sua maioria escritas por Thalin, jovem MC de apenas 22 anos. Entre as participações especiais que estarão no Rec-Beat estão o rapper e artista visual fluminense Servo e a jovem talento do rap RUBI.
"A gente vai levar pro Rec-Beat uma imersão completa do Maria Esmeralda em formato de show, levando junto com a gente RUBI e Servo. Levaremos um verdadeiro espetáculo audiovisual", disse Thalin.
Festival Rec-Beat
Celebrando o encontro entre diferentes gerações, estilos e sonoridades, o Rec-Beat traz uma programação com shows gratuitos de artistas locais e nacionais, além de atrações internacionais inéditas no Brasil.
Ao longo de quase três décadas, o Rec-Beat se notabilizou por apostar em uma curadoria ousada e atenta, um palco que revela talentos que logo se tornam tendência na música brasileira.
Posicionado de forma pioneira como um espaço inclusivo e democrático, um território de experiências sensoriais e estéticas no coração da folia recifense, o festival atrai um público superior a 60 mil pessoas, que encontram ali uma programação gratuita repleta de frescor e surpresas.