Natural Stone

Homenagem à Professora D. Iraci

Por Carlos Magno Andrade Bastos em 19/10/2024 às 10:31:17
D. Iraci

D. Iraci


Hoje, rendemos esta homenagem com o coração cheio de saudade e gratidão à querida D. Iraci, uma educadora que tocou profundamente a vida de todos nós e deixou um legado que jamais será esquecido.
O Educandário Imaculada Conceição, fundado pelo visionário Padre João Lima Feitosa, foi um berço fecundo de uma educação transformadora, não só em termos acadêmicos, mas também em valores e princípios que moldaram homens e mulheres íntegros. Aqueles que tiveram a honra de passar por seus portões carregam consigo o reflexo desse ensino. E nesse cenário, D. Iraci foi uma presença luminosa, continuando o trabalho de sua mãe, D. Caçula, e de sua irmã D. Inês, formando gerações que projetaram o nome de Frei Paulo para todo o Brasil.
D. Iraci carregava em si uma fé cristã inabalável, uma força espiritual que se refletia em cada gesto, em cada sorriso. Seu sorriso nos fazia sentir amados, acolhidos, e sua generosidade era estupenda, sempre disposta a dar o melhor de si para cada aluno, cada amigo, cada pessoa que cruzava seu caminho.
D. Iraci ao lado de sua mãe, a inesquecível D. Caçula, e sua irmã D. Inês. Juntas, elas não apenas ensinaram, mas projetaram o nome de nossa pequena cidade de Frei Paulo em todo o Brasil, mostrando a importância de uma educação sólida e humana.
Mas o comprometimento dessas mestras não ficava restrito à sala de aula. D. Caçula, a mestra incomparável, costumava passar tardes e noites recebendo alunos em sua casa, garantindo que ninguém ficasse abaixo do rendimento da turma. Um reforço escolar sem qualquer custo para as famílias, algo que se tornou uma marca dessa casa de educadores. Esse cuidado, esse carinho, essa dedicação são valores que se perpetuaram em D. Iraci, que sempre se destacou por ser muito mais do que uma professora.
Sua presença, sua sabedoria e seu coração acolhedor nos ensinaram muito além dos conteúdos acadêmicos. A senhora nos ensinou sobre a vida, sobre caráter, sobre perseverança. E por tudo isso, por cada lição, por cada palavra de incentivo. Nossa eterna gratidão!
Sua partida nos faz refletir profundamente sobre o significado de sua missão. As inesquecíveis aulas de Francês e Religião, que não eram apenas momentos de aprendizado acadêmico, mas verdadeiras lições de vida e de espiritualidade, ainda ressoam em nossos corações. O olhar amoroso, que tanto nos acolhia, ficará para sempre em nossa memória, uma lembrança de carinho e de cuidado.
O compromisso de D. Iraci com o ensino e com a formação integral de seus alunos, inspirado por sua fé e por seu amor ao próximo, transcendeu a sala de aula. Ela, como sua mãe D. Caçula, nunca mediu esforços para que cada um de nós tivesse o melhor, nos ensinando não apenas com palavras, mas com o exemplo.
Hoje, celebramos a vida de D. Iraci, reconhecendo tudo o que ela fez por nós e por tantas gerações. Seu legado é eterno, e a gratidão que sentimos jamais poderá ser expressa em palavras. Mesmo que ela tenha nos deixado fisicamente, seu espírito vive em cada um de nós, através das lições de vida, de fé e de amor que nos deixou.
D. Iraci, obrigado por ter nos ensinado a sermos não apenas bons alunos, mas seres humanos melhores. Que sua jornada de luz continue, assim como o impacto de sua missão em nossas vidas.
Obrigado por todo o seu empenho e amor ao ensino. Que esta homenagem seja uma pequena forma de demonstrar o grande impacto que a senhora teve em nossas vidas.
Comunicar erro

Comentários

Eduardo Ribeiro