A programação do projeto terá laboratórios criativos de literatura, audiovisual, artes e artesanato facilitados por profissionais que se identificam no gênero feminino. Evento começa no dia 16 de outubro, no Centro Cultural da Juventude (CCJ), na Vila dos Andrades
Para unir arte, literatura, artes visuais, artesanato, sustentabilidade, empreendedorismo e protagonismo feminino, o projeto Todas LAB chega a São Paulo. Em outubro e novembro, quatro espaços de cultura da cidade recebem o evento, com programação protagonizada por profissionais que se identificam no gênero feminino e visando a equidade de gênero, engajando mulheres, lésbicas, bissexuais, transsexuais, travestis e pessoas não binárias, promovendo a união de diferentes identidades de gênero.
O Todas LAB consiste num ciclo de quatro encontros presenciais, por meio de laboratórios criativos, nos quais o público poderá participar gratuitamente de todas as atividades, que serão realizadas no Centro Cultural da Juventude (Vila dos Andrades), Tremembé, Bom Retiro e Biblioteca Cora Coralina (Guaianazes). Além dos laboratórios, o projeto oferece espaço para trocas de experiências e dicas de empreendedorismo. Serão realizados workshops e rodas de conversa com especialistas em cada tema, e as inscrições podem ser feitas online, através do https://www.todaslab.com.br/
A programação do primeiro ciclo do projeto tem início no dia 16 de outubro com a palestra "Mulheres que criam – Transformando arte em oportunidade", às 10h30, seguidos dos laboratórios "Arte Feminina: Pintura de Autorretrato", com a artista urbana AFolego, e "Vozes e entre-vistaz quais histórias eu quero ouvir e contar?", ministrado pela jornalista, pesquisadora e gestora cultural Maitê Freitas. No dia 17, haverá os workshops "A Arte do Lettering Mão na Massa", com a artista e designer Camila Pegado, "Impressões Urbanas: Oficina de Lambe-Lambe", com a artista Telúrica.x, "Mostre seu Trabalho: Criando vídeos do Processo Criativo", desenvolvido pela artista Negana Pereira e "Introdução à escultura utilizando massa cerâmica", com a escultora tradicional figurativa Juliana Moura Niel. Já na sexta (18), os temas serão "Bordados e escrita", com a pesquisadora e artista têxtil Blenda Souto Maior, e "Fazendo sua primeira HQ!", desenvolvido por Cecília Marins, quadrinista, jornalista e ilustradora.
No dia 30, início do segundo ciclo, a oficina "Escrita e voz" será conduzida pela escritora e atriz Luz Ribeiro, das 13h30 às 16h30. Já quando o assunto são as artes visuais unidas à literatura, a autora e ilustradora de livros infantis Lila Cruz é a responsável pelo laboratório "Criando sua própria revista em quadrinhos". Já no dia 31, a programação tem início, às 9h, com o laboratório "Mostre seu Trabalho: Criando vídeos do Processo Criativo", ministrado pela artista visual Negana Pereira. Às 13h30, serão realizadas duas oficinas, "Impressões Urbanas: Oficina de Lambe-Lambe" com Telúrica.x, artista visual, e "Criando letras com caneta pincel, para iniciantes", com Jade Salvático, designer e artista de lettering. Encerrando o ciclo desta semana, a escultora Juliana Moura Niel apresenta o laboratório "Introdução à escultura utilizando massa cerâmica" e Blenda Souto Maior, pesquisadora e artista, trará o tema "Bordado e escrita".
O terceiro ciclo do Todas LAB acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, com os laboratórios criativos "Bordado e Escrita", "Mulheres que criam - Transformando arte em oportunidade", "Arte Feminina: Pintura de Autorretrato", "Criando sua própria revista em quadrinhos", "Mostre seu Trabalho: Criando vídeos do Processo Criativo", "Impressões Urbanas: Oficina de Lambe-Lambe", "Criando letras com caneta pincel, para iniciantes" e "Introdução à escultura utilizando massa cerâmica".
No encerramento do projeto, dias 27, 28 e 29 de novembro, Luz Ribeiro, Lila Cruz, Maitê Freitas, Negana Pereira, Telúrica.x, Jady Salvático, Juliana Moura Niel e Blenda Souto Maior chegam à Biblioteca Cora Coralina, em Guaianazes, com seus respectivos laboratórios. O quarto ciclo de workshops reforça a mensagem do Todas LAB: utilizar a arte como instrumento de conscientização e empoderamento para as mulheres, além de promover a sua inclusão no mercado de trabalho.
A programação do Todas LAB garante a acessibilidade. Para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida há banheiro acessível e monitoria capacitada.
Idealizado e produzido pela Nós Arte e Cultura, o Todas LAB tem patrocínio da Claro, TOTVS e Grupo GPS e apoio do IOS – Instituto da Oportunidade Social.
Sobre a Nós, Arte e Cultura:
A Nós, Arte e Cultura é uma produtora e consultoria especializada em projetos incentivados por leis de incentivo fiscal. Com uma forte missão de gerar impacto positivo, a Nós atua para resolver problemas reais e contribuir para iniciativas ESG (Environmental, Social and Governance), alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Através da arte, cultura e esporte, a empresa procura criar oportunidades e promover a inclusão social.
Serviço:
Projeto Todas LAB
Primeiro Ciclo:
Dias: 16, 17 e 18 de outubro
Horário:
Local: Centro Cultural da Juventude (CCJ) – Vila dos Andrades
Endereço: Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 - SP
Outros ciclos:
Informações: Início | Nós Arte e Cultura (nosartecultura.com.br)