A partir de uma avaliação quantitativa dos atendimentos de saúde prestados aos pacientes com síndromes gripais na rede municipal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), identificou aumento no número de casos em crianças. Foi registrado na última semana epidemiológica o total de 433 atendimentos ao público infantil, sendo o maior número registrado este ano, representando um aumento de aproximadamente 42% em relação à semana passada, quando foram atendidas 305 crianças com síndromes gripais.
Conforme a médica infectologista da SMS, Fabrízia Tavares, as variações nas temperaturas climáticas ajudaram no aumento da incidência de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, gripes e resfriados, além de infecções respiratórias, principalmente em crianças.
"Como consequência, diante da mudança no clima e nas oscilações das temperaturas, ocorreu uma maior prevalência de vírus respiratórios, como influenza, adenovírus e, até mesmo, coronavírus. É um período de sazonalidade das doenças respiratórias agudas, com aumento do número de casos de síndromes gripais. Para evitar a proliferação de vírus durante essa temporada, reforçamos a população acerca das precauções necessárias que devem ser adotadas em caso de contaminação", destaca.