Os 169 anos de Aracaju foram marcados por celebrações neste domingo, 17. A solenidade teve início com a tradicional Missa em Ação de Graças, na Colina do Santo Antônio.
O prefeito Edvaldo Nogueira, parabenizou o município que está no último ano sob o seu comando. "Essa é a tradicional missa em homenagem a Aracaju, uma celebração de agradecimento, pois foi nesse local emblemático que a nossa cidade começou. Foi na Colina do Santo Antônio que nossa cidade surgiu, há 169 anos, quando ainda era apenas uma aldeia de pescadores. Hoje temos um lugar lindo, organizado e de um povo extraordinário. Aracaju foi uma capital construída pela força, trabalho e dedicação do seu povo, e continua assim ao longo de todos esses anos. Agradeço a Deus, por ter nos dado forças e fé para continuar trabalhando por nossa cidade. Viva os 169 anos de Aracaju", destacou.
Presente na cerimônia, o governador Fábio Mitidieri parabenizou a cidade pelos 169 anos e pontuou como a parceria entre Prefeitura e o Governo do Estado tem sido fundamental para tornar a cidade melhor para a população e todos os sergipanos.
"Aracaju é uma cidade acolhedora, que recebe a todos com muito amor e que cresce em um ritmo acelerado, graças a uma gestão eficiente. Neste aniversário de 169 anos da cidade, que a gente possa continuar trabalhando para que a capital seja cada vez mais bonita, mais assertiva, com um povo cada vez mais feliz. Que a gente possa comemorar muitos e muitos outros anos com essa mesma energia positiva. É para isso que o Governo do Estado atua junto com a Prefeitura e estamos trazendo muita coisa boa para a cidade este ano", disse.
Homenagem a Inácio Barbosa
Após a celebração da missa, prefeito e autoridades se deslocaram para a praça do Mini-Golfe, onde foram prestadas as homenagens ao fundador de Aracaju, Inácio Barbosa. A cerimônia começou com o hasteamento das bandeiras, seguida do acendimento da pira por Edvaldo e pelo aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Manoel Bomfim, Pietro Alerrandro da Cruz Menezes. Ao som dos instrumentais da Banda de Música do 28° BC, foi realizada a aposição das flores no monumento em reverência a Inácio Barbosa, seguida do discurso do prefeito.