Sergipe foi o estado que mais reduziu o percentual de mortes violentas entre os anos de 2022 (593) e 2023 (458) no país, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (12), pelo Monitor da Violência.
Segundo o levantamento, o estado apresentou uma redução de 22,6%. Seguido pelos estados do Tocantins (19,8%), Rondônia (14,5%), Rio Grande do Norte (13,9%) e Pará (13,7%).
Em 2023, o estado também foi o que mais reduziu o número total de mortes em relação aos estados do Nordeste. Com 458 registros, seguido por Piauí (711), Rio Grande do Norte (951) e Paraíba (995).
Os valores acompanhados pelo Monitor são as somas dos crimes de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Em 2023, os meses com maior redução foram junho (30) e julho (28). Já os meses com mais registros de mortes violentas foram janeiro (57) e abril (50).
O levantamento é uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Para o secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, os dados apresentados pelo G1 ratificam o levantamento que é feito periodicamente pela SSP. "Atestando a qualidade e a legitimidade dos nossos dados e que sim estamos tendo menos mortes violentas em Sergipe", asseverou.
João Eloy também destacou que os resultados positivos que vêm sendo obtidos por Sergipe são fruto do trabalho dos servidores da segurança pública. "Nossos policiais militares, policiais civis e peritos criminais estão diariamente trabalhando para garantir a segurança pública da nossa população".