Sergipe registrou nesse mês de janeiro o embarque de mais de 590 mil barris de petróleo sergipano em navio na costa do estado. A informação é da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.
De acordo com a secretaria, trata-se do maior carregamento do Tecarmo, que é responsável por recepcionar, estocar e direcionar a produção do Polo Carmópolis.
Com um pouco mais de um ano de operação, o Polo Carmópolis registrou um aumento da produção em mais de 100%, se comparada à quantidade inicialmente produzida. Em dezembro de 2022, a produção era de 3,8 mil barris de petróleo por dia e, em dezembro de 2023, a empresa apontou uma produção próxima a 8,6 mil barris de petróleo por dia.
"O setor de óleo e gás ajuda a impulsionar o desenvolvimento de Sergipe, com geração de muitos empregos diretos e indiretos, e ainda afetando positivamente serviços no entorno dos campos de exploração", disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa.
A intenção da Carmo é voltar a produzir 10 mil barris/dia ainda no primeiro semestre de 2024. O nível é próximo aos 10,9 mil barris/dia de petróleo e 72,9 mil m³/d de gás natural que os ativos produziam quando a Petrobras anunciou a venda, em 2020.