Natural Stone

Energisa identifica 10 mil casos de furto de energia em 2023

O famoso Gato

Por Revista Papagaio em 25/01/2024 às 13:06:31
Gato: energia roubada

Gato: energia roubada

A Energisa Sergipe recuperou mais de 32 milhões de quiloawatt-hora (kWh) em 2023, energia suficiente para abastecer, por exemplo, o município de Salgado por um ano. As equipes registraram mais de 10 mil irregularidades nos 63 municípios de concessão da Energisa em Sergipe. Furto e fraude de energia impactam o fornecimento de energia e trazem riscos para quem pratica a ação.

O coordenador de combate às perdas da Energisa Sergipe, Bernard Gouveia, explica que as ações foram realizadas em parceria com a Polícia Civil. Ao todo, foram mais 52 mil inspeções ao longo de 2023. "O furto e fraude de energia são crimes previstos em lei e trazem sérios riscos de segurança para a população, além do risco de acidentes graves. Somente profissionais da Energisa estão autorizados a intervirem na rede elétrica", alerta Bernard Gouveia.

Ainda segundo Gouveia, as ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica, podendo ocasionar curtos-circuitos, oscilações, interrupções no fornecimento de energia e a queima equipamentos por conta da sobrecarga. As ligações irregulares também podem impactar a tarifa de energia elétrica que é definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Comunicar erro

Comentários

Eduardo Ribeiro