Culto a santo negro da Liberdade pode virar patrimônio imaterial de SP
O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo) aprovou na segunda-feira (22) a abertura de um processo de estudo para tornar patrimônio imaterial do estado o culto ao santo popular Chaguinhas, figura de devoção da Capela dos Aflitos, no bairro da Liberdade.
O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de
São Paulo) aprovou na segunda-feira (22) a abertura de um processo de estudo para tornar patrimônio imaterial do estado o culto ao santo popular Chaguinhas, figura de devoção da
Capela dos Aflitos, no bairro da Liberdade.
Agora, uma análise extensa será feita por um corpo técnico que reúne historiadores, sociólogos e arquitetos e que, quando finalizado, receberá um parecer de um dos conselheiros. Depois, será enviado para deliberação do Condephaat.
Chaguinhas, como era conhecido Francisco José das Chagas, foi um militar negro condenado à morte em 1821 por ter liderado um motim por pagamento de salários, em Santos. Às vésperas da Independência, foi levado ao então Largo da Forca, onde hoje fica a praça da Liberdade.
Segundo relatos registrados pelo Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, a corda que mataria Chaguinhas arrebentou duas vezes. O público que aguardava a execução então pediu clemência às autoridades, acreditando que a salvação seria obra divina.
Leia mais (01/25/2024 - 07h00)
Fonte: Folha